Janela...


A janela sempre foi um bom tema para pensar no que pintar, e olhar para o seu interior pela janela do olhar...O que você vê pela janela? 
A frase citada por diz Moud Lewis¹ "Na janela quadro já vem com a moldura " diz tudo, ela pintava o via e guardava na memoria. E hoje me lembrei deste quandro que pintei na década de 80, e na época chamei o quadro de "Passado" .




A Janela - 1989 - Oleo sobre tela - 50 x60 cm 

1- Maud Kathleen Lewis era uma artista popular canadense de Nova Escócia . Viveu a maior parte de sua vida na pobreza , em uma modesta casa em Marshalltown,nova escócia. somente me 1964 e 1965 alcançou recenhecimento nacional. Recentemente saiu um filme na Netflex sobre a vida dela , vale a pena assistir. 


Inicio da decada de 90....

Texturas com massa acrilica sobre tela, decada de 1988.....e a "Surfista azul da cor do mar" textura massa acrilica sobre tela, decada de 1990, so lembranças....

Museu Virtual - Intervenções Urbanas


Em 1998, participei de um projeto Museu Virtual - Intervenções Urbanas- Coordenado pela Profª Liliam Amaral. O projeto consiste em 3 etapas.
Conhecer as obras de arte espalhadas pela Av Paulista.
Estudar cada escultura e artistas .
Performance na Av. Paulista, empacotamento as esculturas, para chamar a tenção dos transeuntes para as esculturas
Criar releitura das esculturas, usando a técnica de pintura de outdoor com tinta PVA ,outdoor em 1998 era uma forma comum de publicidade em São Paulo, hoje proibida na cidade, mas ainda há muitas cidades que os Outdoor são comuns. E as obras pintada pelo grupo foi espalhada pela cidade, incluindo o Paço das Artes na USP.


Projeto Outdoor- Passo das Artes - Cidade Universitária

Vasos - Texturização com tinta óleo - 1987 


A caverna - 1987 - texturização com tinta óleo - 30x40 cm



A parte técnica, tipos de pinceis, tintas, espátulas...livros como o manual do artista, Arte de Pintar  da Ed. Cultura e outros  livros foram minha leitura preferidas ,durante a adolescência. Tarsila do Amaral, Portinari, Van Gogh, Salvador Dali, Di Cavalcanti , Anita Mafalti e outros me inspiraram a pintar coisas do meu dia a dia , aquilo que eu via e como eu via. Na década de 80 só me restaram poucas lembranças. 
Explorar as texturas , técnicas eram minha maior diversão, naquela época não tinha computador, internet, Facebook, Whatsapp, e outras tecnologia. A vida era mas calma e havia muito tempo para contemplar a vida.
Como diriam na Época " Fiscalizar a natureza".

Um dia ouvi dizer que uma imagem diz mais que mil palavras. Por isso resolvi pintar , pintar minhas idéias , pensamentos , criticas, elogios, sentimentos diversos pensamentos e reflexões.
Não sei se tenho muito a acrescentar, também não sei se serei compreendida, mas estou tentando mostrar quem sou e o que sou.
Sejá bem vindo a esse blog que e mais uma reflexão do que tenho sido. divirta-se

Auto-retrato Ilma Costa - Acrilico sobre tela -40x40

Museu Virtual - Intervenções Urbanas

Desapego.....

 As vezes ficamos ali preso naque molde achando que não temos capacidade para fazer melhor. Outro dia perdi um molde de silicone, que era es...