Antes da segunda queima...

As peças acima foram esmaltadas no biscoito, mas ainda não passaram pelo processo da segunda  queima.A segunda queima e de aproximadamente 1240 graus o esmalte se funde com a peça e se transforma em uma camada vítreo que além de colorir também impermeabiliza a peça.Antes de esmagar e necessário limpar bem a peça para que ela fique livre de pó. 
Na imagem acima podemos notar que algumas partes não foram pintadas,porque essa é uma cerâmica de alta temperatura ou seja depois que é queimada a 1240 graus para cima a peças fica toda impermeável.

Técnicas de esmaltação.

No dia 12 de Abril foi realizado o curso de esmaltado com a ceramista Adriana Borges.O curso foi vem interessante e desenvolvemos três técnicas de esmaltação pincel, banho e imersão. 
Imersão mergulhamos a peça no esmalte de forma a revestir toda a superfície com esmalte.Nos lugares que não quisermos pintar ,cobrimos com cera que pode ser a cera usada em piso ou cobrimos com fita crepe. 
No banho literalmente jogamos tinta sobre a peça,com um banho de tinta.
E com pincel , o importante é saber que não é uma pintura onde passamos a tinta para fixar, na esmaltação depositamos o esmalte na pessa com auxílio do pincel. O esmalte neste caso é preparado com CMC.Ja os esmaltes usado para o banho e imersão o esmalte não é preparado com CMC e usado apenas água .

Molde de gesso



Criar peças com moldes de gesso e muito legal, porque a peça fica pronta rapido e sem muitas inperfeições. Só temos que tomar cuidado com o tempo que a massa fica na forma para formar as paredes. 
Mas se por acaso as paredes ficarem muito grossa sempre temos a opção de escavar a peça e concertar.


 

Texturas


O que me facina no trabalho com argila e que podemos modelar a forma que queremos, explorar testuras , cores , criar sem limites.

A peça abaixo foi criada com argila retirada de um canteiro de obras. Colocada para secar e depois hidratada, peneiras e batida. Ainda em consistencia liquida usei um molde de gesso para dar a forma. E quando chegou ao ponto de couro, ou seja firme o suficiente para marcar sem desmanchar o trabalho criei texturas usando uma esteca arredondada.



 

Acordelado


 O acordelado e uma das tecnicas mais antigas muito usada pelos indigenas . Acprdeladp vem do verbo acordelar que significa medir,nivelar, alinhar.

E e isso mesmo que fazemos quando construimos uma peça usando cordas de argila. Fazemos as rolos de argila e costuramos uma nas outras enrolano e costurando formando espirais e aneis.

Muitos artistas usam essa tecnica para criar suas peças. não ha nescessidade de ferramentas, a não ser suas mãos.

O video mostra um exercicio que fiz para testar a técnica.



Colocando as folhas na tijela

O objetivo das folhas  aqui e dar movimento na peça. A base interna da peça tem textura circilar e as folhas colocadas em cima em alto relevo ajuda no efeito...
 


Peça pronta em ponto de couro ...proximo passo esmaltação.



Muitas folhas....


Já que as coisas estavam indo bem para criar peças cerãmicas para Osanhe resolvi fazer um carimbo com borracha escolar e um molde com EVA no formato de folha. E não e que deu certo.
 A partir do molde e do carimbo um outro criado fiz um monte de folhinhas para dar movimento ...


 

Esmaltando o potinho de argila de floricultura


Hoje resolvi testar os esmaltes que chegaram ,comprei esmaltes prontos porque ainda estou aprendendo a fazer, vamos testar os prontos primeiro para depois se aventurar no mundo dos esmaltes.
Este potinho foi o primeiro que fiz , na epoca em janeiro quando comecei o curso nem sabia se iria conseguir moldar algo. E na ansiedade resolvi comprar argila de floricultura mesmo, afinal argila e barro que e argila que e massa ceramica que contem argila e outras coisinhas mais.Quando eu descobrir te conto o que tem na massa cerâmica
Adorei a experiencia e o aprendizado.


 

Tem coisa que tem tudo para dar errado, mas as vezes a gente acerta.


Esse pote era para ser outra moringa, mas por causa do consaço ,moldei as duas partes da bola e esqueci de cobrir com um saco plástico para continuar depois.
Só fui notar no outro dia na do almoço, e ai lascou a peça ja estava em ponto de couro intermediario.Não tinha muito o que fazer, envolvi em um saco plastico e deixei para trabalhar a noite.
Quando cheguei desenformei e uni as duas partes para fazer a bola , e continuar o processo de modelagem cortei a boca muito grande e ai virou um pote, pensei porque não vai ficar legal.
Ai veio logo a mente Ossanhe usa folhas e tem que coloca-las em algum lugar.Então criei esse pote ou sopeira para as folhas de Ossanhe.




 

Folhas e mas folhas


Criei um carimbo de folha e um molde de Eva.Fiz várias folhas 🍃 🍃 🍃 🍃 Aí pensei...Pra que tantas folhas.E aí veio logo a mente para o Alguidar de Osanhe...o Orixa das Ervas, da cura .

Museu Virtual - Intervenções Urbanas

Desapego.....

 As vezes ficamos ali preso naque molde achando que não temos capacidade para fazer melhor. Outro dia perdi um molde de silicone, que era es...